Categorias
Arte Cultura

Cineasta Afro-Italiano Fred Kuwornu participa de debate em SP

Exibição e debate do longa metragem ‘Blaxploitalian’, refletirá sobre a presença negra no cinema italiano, nesta quinta (14), às 20h, no Quilombo Urbano Aparelha Luzia.

 

Por  Sidney Santiago

 

O selo ‘Homens de Cor’ e o Quilombo Urbano Aparelha Luzia, promovem nesta quinta-feira (14), a exibição do longa metragem ‘Blaxploitalian’, seguido de um debate com o seu diretor, ativista e roteirista afro-italiano Fred Kuwornu.

A mediação do debate será feita pelo ator Sidney Santiago Kuanza e a artista plástica Erica Malunguinho e contará também com as presenças de Viviane Pistache e Lucélia Sérgio. O encontro tem início às 20h.

Fred Kuwornu está no Brasil a convite do diretor Joel Zito Araújo, com quem participou do Festival de Cinema Negro Zózimo BulBul, edição 2017, que aconteceu na última semana na Cidade do Rio de Janeiro.

O documentário conta a presença de atores afrodescendentes no cinema italiano desde o cinema mudo até os dias atuais. Um trabalho híbrido, crítico, cosmopolita, investigando a presença negra em filmes italianos e a relação com os estereótipos raciais. O documentário é usado como uma plataforma para promover um diálogo crítico e reflexivo sobre representação negra em uma esfera internacional. O documentário premiado foi selecionado para o Festival de Cinema de Roma de 2016, Pan Festival de Cinema Africano, San Francisco Black Film Festival, Novas Vozes em preto Cinema Brooklyn e Zanzibar International Film Festival.

 

É curioso que começei a perceber que já temos quase um novo gênero cinematografico, os filmes críticos de releitura da imagem do negro no cinema e TV (como o meu A Negação do Brasil que inspirou este sobre o cinema italiano), ou sobre o latino em Hollywood como “The Bronze Screen” dirigido e produzido por 3 latinos: Nancy de los Santos, Susan Racho e Alberto Dominguez, e até um sobre o “Olhar estrangeiro” de Lucia Murat, questionando o olhar dos filmes de Hollywood e estrangeiros sobre o Brasil. Para aqueles interessados neste novo gênero documental, Blaxpoitalian é imperdível”

Joel Zito Araújo, cineasta.

Sobre Kuwornu

Fred Kuwornu é afro-italiano, diretor, roteirista, ativista e professor, nascido e criado na Itália, reside em Brooklyn, Nova York, onde fundou a companhia produções Do The Right Films Entertainment com o qual ele produziu documentários sobre questões da Diáspora Africana. De mãe judaica italiana e pai ganês, Fred Kuwornu se formou em Ciências Políticas em Bolonha e começou sua carreira como apresentador num canal televisivo. Em 2008 ele trabalhou como assistente do diretor americano Spike Lee no filme “Miracle at Sant ‘Anna”, sobre a história de soldados afro-americanos que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Decidiu em 2010 dirigir e produzir o documentário premiado “Inside Buffalo” (Melhor Documentário no Black Festival Internacional de Cinema de Berlim). Nos Estados Unidos, Fred Kuwornu também ensina o tema “Documentário para a Mudança Social” e realiza conferências em universidades americanas sobre temas afro-europeus e afro-italianos.

Sobre os mediadores

Sidney Santiago Kuanza é ator, produtor e ativista da causa negra nas artes. Cô-fundador da ‘Cia Os Crespos’ de Teatro e Intervenção e Diretor artístico do Coletivo Selo Homens de Cor.

Erica Malunguinho é mestre em comunicações e artes do corpo pela PUC-SP São Paulo, militante, gestora e curadora do Quilombo Urbano Aparelha Luzia.

O Aparelha Luzia fica na rua Apa, 78, Santa Cecília, próximo à estação Marechal Deodoro, da linha vermelha, do Metrô. A entrada é gratuita.

 

 


Propaganda Social 

Colabore com as mulheres empreendedoras da Uneafro-Brasil

 

                  

Vista-se em luta!

A UNEafro-Brasil, reinaugura sua loja de camisetas e artigos de reverência à luta do povo negro brasileiro!

Além de se vestir com as imagens e cores de nossa resistência, você estará contribuindo para manter financeiramente um movimento de luta, autônomo e independente!

Todos os produtos são confeccionados pelas mulheres que fazem parte do Núcleo de Economia Solidária Das Pretas da UNEafro.

Colabore! Escolha o seu manto afro e junte-se a nós!

FAÇA SEU PEDIDO AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code