Categorias
Educação Popular racismo

Curso “O que é racismo?”, do Coletivo Di Jejê, segue com inscrições abertas

Racismo reverso, racismo estrutural, racismo institucional, tudo é racismo, racismo é vitimização. Mas afinal, o que é racismo? Esse é o tema do curso de Novembro do Coletivo Di Jejê. As inscrições seguem abertas até dia 28 de Novembro, inscreva-se AQUI.

 

Por Coletivo Di Jejê

O curso O que é o racismo? têm por objetivo, discutir o conceito de racismo, a construção social, econômica, histórica e cultural do racismo contra africanos do continente e da diáspora, e debater a consolidação do ideário racista no Brasil.

Por ser uma ideologia sustentada através da cultura, o racismo faz parte da formação dos indivíduos, naturalizando e legitimando o racismo.

Sobre racismo

Machismo, homofobia, tranbsfobia, violência sistemática, exclusão social, violências contra mulher, genocídio da juventude negra, desemprego, vulnerabilidade social e econômica, encarceramento em massa da população negra, desmantelamento da politica do SUS, reformas política, trabalhista, tributária. Todos esses temas refletem, mantêm, reproduzem e produzem o racismo em nosso país.

Esse é um curso voltado para pessoas negras, que querem aprofundar as discussões numa perspectiva teórica sobre o racismo e para pessoas brancas que querem aprender e compreender o que é racismo.

O curso faz parte da secção O que é? da Escola Virtual do Coletivo Di Jeje, que oferece mais de 15 cursos virtuais totalmente a distância, sobre a mulher negra e a condição do negro na modernidade.

Inscreva-se e faça conosco esse debate.

Serviço: Curso O que é racismo?

Quando: de 30 de Novembro a 30 de Janeiro

Onde: plataforma virtual (curso totalmente online)

Como: o material do curso fica disponível e você acessa dentro da sua rotina.

Quanto: 78 reais com certificação de 90 horas (você pode pagar via PayPal com cartão de crédito ou depósito/transferência via Banco do Brasil)

Ementa:

1 – A construção  histórica so racismo?
2 – O racismo: estrutural e institucional
3-A consolidação da ideologia racista no Brasil
4 – Vamos falar da escravidão de africanos no Brasil?
5 – Miscegenação e o embranquecimento da população brasileira
6 – Genocidio da população negra: uma politica de Estado?
7 – Saídas e resistências: estamos fazendo Palmares de novo

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code