Categorias
Cultura

O lançamento do livro “Frantz Fanon – Um revolucionário, particularmente negro” será nesta sexta (11/5) em São Paulo

Por Redação

Nesta sexta-feira, 11/5, às 19h30, no Al Janiah, em São Paulo, o autor Deivison Nkosi realizará o lançamento do seu livro “Frantz Fanon – Um revolucionário, particularmente negro”. Para debater sobre o conteúdo da obra, Deivison receberá o professor Dennis de Oliveira no evento. Em seguida, o público poderá assistir a uma intervenção musical do grupo Conde Favela Sexteto.

 

Há cinco décadas de seu falecimento, o protagonista da obra, Frantz Fanon, pode ser considerado um dos intelectuais negros mais importantes do século XX, que atuou como psiquiatra, filósofo, cientista social e militante anticolonial.

 

As reflexões e obras de Fanon atingiram os movimentos políticos e teóricos do mundo inteiro, além de serem referências obrigatórias em diversos campos de estudo. Para Deivison Nkosi, o intelectual consegue ser um elo entre pensamentos do passado e da contemporaneidade. “As ideias de Frantz oferecem preciosos elementos para entender tanto a relação entre capitalismo e racismo como as consequências das contradições sociais sobre a subjetividade humana. Isso o torna um pensador atual, com potencial para nos auxiliar a pensar alguns problemas do presente”.

 

Com pontos que passam pela infância de Frantz Fanon, na Martinica, aos movimentos de libertação na África, o livro conta com um panorama amplo a respeito do contexto e dos dilemas enfrentados por Fanon durante seu processo de escrita. No vídeo, abaixo, Deivison explica histórias e pensamentos de Frantz Fanon. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code