Categorias
Igualdade racial

Profissionais negros são mais exigidos durante processo seletivo nos EUA

Por Edson Cadette, do Blog LadoBNY

Apesar da boa intenção das grandes companhias estadunidense em diversificar seus quadros de funcionários, um fator continua intacto nos últimos 25 anos. A contratação de mais funcionários negros qualificados se comparado ao mesmo currículo de candidatos brancos.

Foi exatamente isso que concluiu um profundo estudo patrocinado pelas Universidades Harvard, Northern Western e dois Institutos de pesquisas europeus. O estudo analisou 30 pesquisas separadas sobre contratação de profissionais brancos e negros entre 1989 e 2015. Os currículos nestes estudos mostram o nível escolar e a experiência profissional equivalentes, diferenciando somente em casos em que os nomes mostram certa etnicidade específica ou outras pequenas dicas que mostram a raça dos candidatos nos formulários.

“No momento quando as grandes empresas identificam publicamente diversidade como uma grande prioridade, e várias pesquisas mostram como as pessoas brancas buscam o tratamento igual para as minorias, o resultado deste estudo é surpreendente e ao mesmo tempo desanimador”, disse Lincoln Quillian.

Lincoln Quillian, que é pesquisador da Universidade de Northern Western para o Instituto de Política e Pesquisa, acredita que os gerentes com a responsabilidade de contratação talvez estejam fazendo um julgamento superficial baseado em suas próprias experiências.

“Todo patrão bem intencionado sinceramente acredita tratar todos os candidatos da mesma forma. Preconceito intencional, ou não, faz parte de sua decisão na hora de contratar um novo funcionário para sua empresa”, disse o pesquisador em recente artigo publicado pelo periódico The New York Times.

Com os oito anos de Barack Obama, primeiro presidente negro do EUA, o país estava tentando promulgar a ideia de um país pós-racial. O estudo vem contrariar tudo aquilo que muita gente estava tentando pregar. Ou seja, a disparidade racial entre negros em brancos na América é muito mais profunda do que muitos imaginam.

 

Conheça, participe e ajude fortalecer o movimento negro brasileiro Acesse: Uneafro Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code