Categorias
Sem categoria

PSOL decide lançar candidatura própria

A Executiva Nacional do PSOL decidiu nesta quinta-feira encerrar as conversas com o PV sobre um eventual apoio à candidatura de Marina Silva à Presidência da República. Veja resolução da Executiva.

A decisão partiu da resolução recente do Diretório Nacional do partido que havia definido critérios para uma possível coligação com o PV. Entre eles, a necessidade de independência política da candidatura Marina e disposição de enfrentar a polarização conservadora entre PT e PSDB. Para isso, além de uma linha geral à esquerda, a proposta apresentada estabelecia candidaturas nos estados não alinhadas a nenhum dos blocos que fazem parte tanto do governo como da oposição de direita. Com a decisão do PV de se coligar no estado do Rio de Janeiro com o PSDB as possibilidades de um acordo, que já eram consideradas difíceis, tornaram-se inviáveis, uma vez que essa decisão expressa uma política deliberada de não enfrentar a polarização conservadora no plano nacional.

Encerradas as conversas com o PV, o PSOL se concentra agora no processo de construção e decisão sobre sua candidatura própria. O partido deve seguir nas conversações com o PSTU e o PCB e com setores dos movimentos sociais e da intelectualidade dispostos a construir uma alternativa de esquerda para as eleições de 2010.

Além disso, a Executiva deliberou por um calendário de debates entre os pré-candidatos a presidente em todas as regiões do país. Veja o calendário proposto.

A Executiva deliberou também pela convocação de uma Conferência Eleitoral Nacional para os dias 10 e 11 de abril de 2010, com debates preparatórios desde os núcleos de base e diretórios municipais, passando por etapas estaduais. (Convocatória da Conferência).

Até o momento três pré-candidaturas a presidente foram apresentadas, a do ex.deputado federal Plínio Arruda Sampaio, a do ex. deputado federal Babá e a do presidente do PSOL de Goiás, Martiniano Cavalcante.

Confira os textos apresentados pelas pré-candidaturas:
Plínio Arruda Sampaio
Babá
Martiniano Cavalcante

Secretaria de Comunicação PSOL SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code